Como conseguir um bom emprego depois de fazer o supletivo?

Conseguir um bom emprego, com estabilidade e um salário satisfatório, é o sonho de milhares de pessoas. Mas como chegar a esse nível quando não terminamos os estudos na idade indicada?

O primeiro passo é fazer o supletivo, chamado atualmente de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Afinal, ele permite que a pessoa tire o diploma do Ensino Fundamental e do Médio.

A partir daí, o indivíduo pode fazer um curso profissionalizante, passar por um processo de Certificação por Competência, fazer um curso técnico ou prestar um vestibular para ter um curso superior.

SAIBA MAIS: Confira os documentos necessários para se matricular no supletivo

Desse modo, a consequência é a conquista de um bom emprego. E isso vai se refletir ao longo da vida. Isso porque um salário mais alto permite complementos (como o 13.º salário) mais encorporados e uma aposentadoria mais tranquila.

Então, saiba a seguir como conquistar um bom emprego após fazer um supletivo.

Como obter o diploma do Ensino Fundamental e Médio?

Primeiramente, é bom lembrar que com os estudos incompletos, o mercado de trabalho oferece vagas operacionais que pagam menos, como nos setores de limpeza, de construção civil ou que exijam pouco contato com pessoas ou a tecnologia.

Isso ocorre porque o mercado de trabalho é competitivo. Como consequência, as empresas exigem uma qualificação mínima dos seus colaboradores.

Dessa forma, os trabalhadores são contratados, de maneira geral, com o Ensino Médio. A partir daí, portanto, as empresas acabam investindo em treinamentos para moldar o funcionário a fim dele aumentar a sua produtividade.

Portanto, veja a seguir como obter os diplomas para deixar seu currículo mais valorizado no mercado de trabalho.

  • Ensino Fundamental: 15 anos ou mais, escolher instituição, fazer a matrícula, apresentar a documentação exigida, cumprir os módulos e fazer as provas;
  • Ensino Médio: praticamente, o aluno deve cumprir as mesmas etapas descritas acima, no entanto, deve ter acima de 18 anos de idade.

Como destacar o currículo?

Com os estudos da Educação Básica concluídos, você não deve se acomodar e deixar de estudar. Isso porque é importante que você procure conquistar um diploma técnico ou até mesmo de uma faculdade.

Afinal de contas, as empresas sofrem com a falta de profissionais qualificados. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por exemplo, apontou que 90% das pessoas acreditam que ter um diploma técnico confere mais oportunidades no mercado de trabalho.

Além disso, 82% concordam que profissionais com qualificação profissional têm salários maiores que os demais, que têm apenas o Ensino Médio. Entretanto, só para lembrar, para chegar a um curso técnico é exigido o diploma do segundo grau.   

Mas, e se o curso técnico ainda não está nos seus planos a curto prazo? Mesmo assim, você pode colocar no seu currículo a sua experiência nas profissões anteriores, bem como as suas habilidades.

SAIBA MAIS: Saiba como funciona o supletivo EAD

Outro destaque a ser acrescentado é ter concluído os estudos em pouco tempo, o que demonstra ao futuro recrutador que você é uma pessoa esforçada.

Para concluir, conseguir um bom emprego depende muito das habilidades e do conhecimento prévio do candidato à vaga. Por isso, é importante demonstrar esses atributos através do diploma do Ensino Fundamental e do Médio, além de prosseguir os estudos com um curso técnico ou uma faculdade.

Então, que tal começar a investir mais agora para, no futuro, ter um emprego melhor? Acesse o site do Supletivo EAD do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) e fique por dentro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *