O Enem elimina o Ensino Médio? Tire sua dúvida agora!

Muitas pessoas têm essa dúvida: será mesmo que o Enem elimina o Ensino Médio? Na verdade, não! Mas até 2016, sim! Isso porque a partir daquele ano houve muitas mudanças no Enem. Para saber mais sobre este assunto, acompanhe a leitura deste post.

Primeiramente, é bom lembrar que o Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio. Ele, por sua vez, dá acesso a universidades brasileiras e portuguesas, além de programas de financiamento estudantil.

Porém, para fazê-lo é necessário ter o Ensino Médio completo. Por isso, veja a seguir como que, até 2016, ele era usado para certificar quem ainda não tinha o Ensino Médio.

Como o Enem era usado para tirar o certificado do Ensino Médio?

Entre 2009 e 2016, o Ministério da Educação (MEC) decidiu que quem fizesse o Enem e obtivesse, pelo menos, 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas do Enem, além de 500 pontos na prova de Redação, era considerado apto para tirar o certificado do Ensino Médio e, por consequência, do Ensino Fundamental.

Afinal de contas, se o candidato tivesse essa pontuação exigida era porque tinha conhecimento das disciplinas referentes ao Ensino Médio.

Mas além de chegar nesse patamar, era preciso que o candidato indicasse, no momento da inscrição, que queria obter o certificado. Além disso, ele também precisava ter 18 anos completos.

No entanto, a partir de 2017, o Enem passou por transformações. Desse modo, ele foi substituído pelo Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos para a obtenção do certificado do Ensino Médio. Isso porque, até então, ele era usado apenas para certificar o Ensino Fundamental.

Quais os benefícios de fazer o Ensino Médio para prestar o Enem?

Se você parou de estudar na idade indicada, mas gostaria de tirar o certificado do Ensino Médio para poder, finalmente, prestar o Enem, saiba que essa atitude traz muitos benefícios à sua vida acadêmica e profissional.

Isso porque o Enem permite dar os seguintes passos:

  • ingressar numa faculdade no Brasil ou em Portugal que aceite a nota do Enem;
  • participar do ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de ensino integrais e parciais a estudantes de baixa renda nas universidades particulares;
  • participar do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que é um programa de crédito com juros baixos e prazos estendidos para o pagamento que permite entrar numa faculdade particular.

E, então, viu como é vantajoso concluir o Ensino Médio para fazer o Enem? Mas não se esqueça: se você tem esse propósito é bom se planejar para estudar para o Enem, afinal a prova mescla questões fáceis, médias e difíceis, fazendo um balanço do seu desempenho para dar a nota final.

Em suma, mesmo que você não opte pelo Enem, o certificado do Ensino Médio possibilita que você preste um concurso público que exija esse nível de instrução, faça uma faculdade pública ou privada ou ainda um curso técnico. Portanto, agora que você tirou a dúvida sobre se o Enem elimina o Ensino Médio, é hora de investir em você e se preparar para o futuro.

Só para complementar, o supletivo EJA EAD do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) dá a oportunidade de tirar o certificado do Ensino Médio em tempo recorde, com certificado 100% legalizado e válido em todo o território nacional. Saiba mais preenchendo o formulário e falando com nossas atendentes.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *