
As siglas podem parecer estranhas no começo, mas supletivo EJA EAD nada mais é do que a chance de tirar o diploma do Ensino Fundamental (antigo primeiro grau) e do Ensino Médio (que era chamado de segundo grau) usando a internet da sua casa.
Portanto, EJA quer dizer Educação de Jovens e Adultos. Desse modo, ela é uma modalidade de ensino voltada a adolescentes, adultos e idosos que não puderam concluir seus estudos no passado.
Isso porque passaram por dificuldades, como: trabalhar desde cedo, falta de incentivo dos pais, repetência, escolas muito longe, entre outros motivos.
Sendo assim, se você está nessa condição e tem o sonho de voltar a estudar para vencer um desafio pessoal ou porque precisa arranjar um emprego melhor, preste atenção nas informações deste artigo.
Como fazer o supletivo a distância?
Como você notou, não falamos sobre o EAD na introdução deste artigo. Isso porque, na prática, o EAD é o ensino pela internet, a distância, remoto ou simplesmente feito do computador ou daquele celular com sinal de internet que você tem em sua casa.
A sigla, portanto, quer dizer Ensino a Distância. E olha que antigamente isso não era possível. Por consequência, era preciso se matricular numa escola, frequentar as aulas no horário determinado, fazer as provas e esperar pela chegada do diploma.
SAIBA MAIS: Veja os documentos necessários para se inscrever no curso supletivo
Contudo, graças ao avanço da internet, as coisas ficaram mais fáceis. Sendo assim, com o supletivo EJA EAD você pode fazer tudo pela internet. E se tiver alguma dificuldade, você pode contar com a ajuda de um parente.
Nesse sentido, você vai precisar de um computador ou celular conectado à internet, acessar o sistema do curso supletivo a distância, baixar as provas das disciplinas, como Língua Portuguesa e Matemática, na sua máquina, enviar os resultados e aguardar pela aprovação.
Além disso, não é preciso se preocupar. Afinal, se você não for aprovado logo de cara, pode solicitar uma nova prova.
O supletivo EJA EAD também vale para o primeiro grau?
O supletivo EJA EAD vale tanto para o antigo primeiro grau (hoje Ensino Fundamental) quanto para o segundo grau (hoje Ensino Médio).
Mas é bom lembrar que desde 2006, devido à Lei 11.274, o Ensino Fundamental passou a ter duração de 9 anos e não mais 8 anos. Como consequência, é preciso fazer até o 9º ano para obter o certificado.
Depois disso, vem o Ensino Médio, formado por disciplinas do 1º, 2º e 3º anos. Veja, dessa forma, as idades mínimas para fazer cada uma das etapas:
- Ensino Fundamental: a partir de 15 anos de idade;
- Ensino Médio: a partir de 18 anos de idade.
Por que é importante tirar o diploma?
Como você leu no início deste artigo, por um motivo ou outro, você ou um familiar pode não ter terminado os estudos no tempo normal. Todavia, uma hora ou outra o diploma fará falta.
Nesse sentido, ele contribui para a conquista de um emprego melhor, a realização de um concurso público ou do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Além de tudo, ele ainda serve para aumentar a autoestima, já que hoje em dia são poucas pessoas que não têm o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.
Para concluir, o supletivo EJA EAD surgiu para facilitar o acesso aos estudos e dar essa segunda chance a quem não pode estudar quando era mais novo.
Ficou com alguma dúvida sobre esse sistema? Acesse essa explicação no site do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) e continue acompanhando o nosso blog.
Deixe um comentário