
O EJA tradicional é o curso supletivo presencial, enquanto que o curso EAD ocorre pela internet. Basicamente, cada qual tem vantagens e desvantagens. Portanto, antes de escolher o seu método, acompanhe a leitura deste artigo.
Só vamos lembrar que o curso supletivo ou EJA é destinado às pessoas que já passaram da idade de estudar o Ensino Fundamental ou Médio. Mas, acima de tudo, elas precisam do certificado de conclusão. Afinal de contas, o certificado é exigido num novo emprego, num concurso público ou até mesmo para fazer uma faculdade.
Se este é o seu caso, portante, veja a seguir as principais diferenças entre um curso EJA tradicional e um EAD.
EJA tradicional vs EJA EAD
Confira logo abaixo as características do curso EJA tradicional:
- é feito numa escola (pública ou particular);
- você precisa responder chamada;
- é necessário eliminar os módulos e fazer provas;
- emite certificado ao final do curso.
Agora, confira as especificações do curso EJA EAD:
- realizado de onde você quiser, pois basta ter um dispositivo conectado à internet;
- pode ser feito no horário que lhe for mais conveniente;
- é inteiramente feito pela internet, inclusive as provas;
- emite certificado ao final do curso.
Como você viu, os dois cursos são diferentes, porém, o mais importante eles têm em comum: emitem certificado na conclusão do curso.
Outro detalhe: há pessoas que gostam do EJA presencial porque se sentem mais comprometidas. Outras já preferem o curso on-line porque ele é mais rápido e pode ser feito de qualquer local e horário.
Quais as vantagens de fazer o EJA?
Se você trabalhou e ganhou seu sustento até aqui sem ter o primeiro e o segundo graus, deve estar pensando sobre qual é a necessidade de fazer o EJA agora, nesta altura do campeonato.
Mas uma coisa deve ser lembrada: o mundo mudou! Por isso, o mercado de trabalho está mais concorrido. Muitas vezes, infelizmente, pode ocorrer de você perder uma vaga de emprego para uma pessoa que tem o certificado do Ensino Fundamental ou Médio.
Portanto, acompanhe a seguir os benefícios de fazer um curso EJA tradicional ou a distância:
- mais conhecimento;
- melhores chances de emprego;
- possibilidade de tirar um certificado por competência na área técnica;
- poder prestar um Enem e entrar numa faculdade;
- realizar um concurso público com exigência de nível de ensino;
- chance de ganhar uma promoção.
Como fazer um curso EJA tradicional ou a distância?
Portanto, depois de perceber as vantagens de ter um certificado, é hora de saber como fazer um curso EJA tradicional ou a distância.
Primeiramente, você pode procurar a Secretaria Estadual de Educação do seu estado e verificar a disponibilidade de cursos gratuitos. Contudo, para acelerar essa busca, você pode se matricular num curso particular, que tem a mesma validade do público.
Para concluir, o EJA tradicional e o EJA EAD tem algumas pequenas diferenças. Mas o importante é que eles devem ser ofertados por escolas reconhecidas pelo CEE (Conselho Estadual de Educação).
Nesse sentido, o supletivo EJA EAD do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) é uma escolha acertada, pois a escolha é legalizada e oferece a conclusão em curto espaço de tempo.
Aproveite para saber mais acessando o site do Supletivo EJA EAD.
LEIA MAIS:
Quem pode fazer curso supletivo?
Deixe um comentário